terça-feira, 29 de julho de 2008

Quesadillas... Arriba aí aí aí!!!

Navegando pelas minhas cozinhas favoritas, encontrei um prato que sempre quis fazer, mas nunca tinha me arriscado. Coisinha boba sabe, mas não tinha parado pra pensar como era tão fácil. Adoro a culinária mexicana, com os seus sabores exóticos e picantes. Fui então ontem, após chegar da minha aula de pilates, fazer uma quesadilla. Uma não né, duas... 1 pra mim, 1 para o meu marido. O bom da quesadilla é que a variedade de recheios é infinita. Tinha um frango em cubos no meu congelador, uma ricota que precisava ser consumida imediatamente, azeitonas pretas enormes e suculentas e um alho poró. Rapidinho descongelei o frango, aliás, meu marido sempre diz que microondas nunca serve pra nada, mas eu tento convecé-lo do contrário... inútil às vezes, mas eu tento... rsrsr...
Descobri ontem, com minhas amigas blogueiras uma coisa interessante. A receita básica da massa da quesadilla é farinha de trigo, água morna e óleo, mas se você não quiser fazer a massa pode substituir por pão pita (veja a dica aqui) ou por massa de pizza de frigideira (veja a dica aqui). Eu sempre tenho um dos dois em casa, mas ontem tinha a massa e foi com ela mesma que fiz minhas deliciosas quesadillas. Bom, pra dar água na boca e te dar um empurrãozinho, olha aí como ficou apetitosa.

Pra não ter erro nem medo de se arriscar, aí vai a receita de ontem, mas segue uma dica importante: doure a massa levemente dos dois lados e aplique o recheio ainda na frigideira. Dobre a quesadilla ao meio e termine de tostá-la. Não deixe para dobrá-la depois, pois a massa fica crocante e quebra.

Ingredientes
- massa de pizza de frigideira ou pão pita
- frango em cubos
- ricota
- molho de tomate em pedaços
- azeitonas pretas fatiadas
- alho poró
- cebola batidinha
- queijo prato ralado

Preparo

Numa frigideira funda ou panela, junte todos os ingredientes (menos a massa claro) e faça o recheio. Em outra frigideira rasa, doure a massa dos dois lados. Espalhe o queijo em metade da massa, coloque o recheio e dobre ao meio. Deixe tostar mais um pouco (dos dois lados), mas cuidado para não queimar. Pra incrementar, eu coloquei mais um pouco de queijo por cima, desliguei o fogo, tampei e deixei derreter.

11 comentários:

Lílian disse...

Ei, Dani... o resultado realmente parece que ficou excelente.
Sobre a Adelaide, soube dela no blog da Cinara. Gostei da indicação e conteúdo do site da Adelaide. Veja o link da Cinara: http://cinarasplace.blogspot.com/2007/12/my-food-dictionary.html

Então você é mineira! Gente boa...
Abraços

Dani Oliveira disse...

hehehe... sou mineiríssima Lílian, aqui de Uberlândia mesmo! Vou dizer pra Cinara que conheço a Adelaide. Beijão =)

Silvia Arruda disse...

Suas quesadillas - as verdadeiras - ficaram bonitonas!! Acho que fivaram saborosas tb! :P

Cinara disse...

Que quesadillas mais apetitosas, Dani! E agora temos mais uma opção para usar nas quesadillas: o pão RAP 10 da Pullman! Hoje mesmo fiz uma quesadilla com presunto (seria um "mistito quentito"?) para lanchar agora à noite. Bom demais também! O RAP 10 é um pouco mais maleável que a pizza de frigideira, e na aparência me lembra mais as tortillas mexicanas originais. Mas quesadilla é boa de qualquer jeito, não é mesmo? ;o)
Vou colocar seu link lá no Cinara's Place, OK?
Beijos!

Dani Oliveira disse...

Oi Cinara, vou procurar esse pão da próxima vez que fizer. Depois te conto! Obrigada pelo link!
Bjim =)

Confraria 777 disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Confraria 777 disse...

Flor, não encontrei a receita do pão pita.... nem a sessão de pães, hehehe. E qual a melhor marca da massa de pizza de frigideira??

Bjinhos,

Kel

Dani Oliveira disse...

Oi Xuxu... não é bem a receita e sim a dica de usar o pão pita. Já usei 2 marcas da massa da pizza de frigedeira, mas não me lembro exatamente o nome delas. As duas que usei são boas. Dá próxima vez que for ao supermercado pego o nome pra você. Saudades e obrigada pela visita! Bjim =)

Rodrigo disse...

Oi Dani...
Essa vou tentar aki, depois te conto...
B-jão

Unknown disse...

oi Dani,
eu fiz, deu certo.. êeeeehhhh e o melhor, ficou gostoso!!!
Pra quem erra até a medida do café, ganhei um Oscar.
Fiz com a massa da pizza pra frigideira, na segunda já tinha pegado a manha de deixar dourar rapidinho de cada lado com a frigideira tampada.

Meu noivo comeu 2 e meia (pelo menos ganhei elogios até a próxima receita).
Ahm, fiz uns ajustes que gostaria de compartilhar. No recheio acrescentei um pouquinho de orégano (que dá um sabor e ajuda na digestão). E depois de dobrar a massa e colocar o queijo por cima, acrescentei um fio de azeite, ao tampar e esperar o queijo derreter deu um sabor delicioso.

Adorei a massa da pizza e seria legal termos mais opções pra aproveitá-la, é rápido e fácil.

Beijos e uma excelente semana.
Elô

Dani Oliveira disse...

Que legal que deu certo Elô!!!
Testa outras receitas aí e depois me conta. Esta semana vou colocar várias receitas, que fiz neste último final de semana.
Beijão e obrigada pela visita =)