terça-feira, 19 de agosto de 2008

Focaccia... uma bela de uma massa.

Mas uma semana começando... cheguei em casa ontem e abri um dos meus livros de culinária, que foi presente dos meus amigos queridos Nádia e Dauro.

Fiz uma receita que nunca tinha feito antes: FOCACCIA. O negócio parece uma pizza, mas a massa... senhoritas e senhoritos... é bem diferente e pra falar a verdade é bem mais saborosa que a da pizza. Pois bem, comecei preparando o fermento conforme a receita dizia. Usei o fermento seco em pó (mais fácil de guardar e de conservar). Juntei os 3 primeiros ingredientes da receita: fermento, água morna e açúcar. Numa tigelinha misturei tudo e deixei descansar por 10 minutos. Olha aí a reação do fermento.

Depois fui para a massa de fato. Numa vasilha maior, coloquei a farinha e o sal, fiz um buraco no meio da farinha e despejei o fermento e o restante dos ingredientes: a água e o azeite. Mexi bem (o livro pedia uma colher de pau... como não tenho colher de pau... preciso comprar umas... mexi com uma espátula de silicone). Amassei, esmurrei, sovei e coloquei a massa para crescer. Depois de 1h30min o resultado. A massa deve dobrar de volume, para ver se está boa cutuque ligeiramente com o dedo, se a marca do dedo ficar na massa, ela estará pronta. Repare a marquinha dos meus dedinhos.

Bom, agora é abrir a danada, numa forma untada (pode ser com óleo mesmo). Usei a fôrma redonda (tipo a de pizza grande). Você abre com as mãos mesmo e vai afastando a massa para as bordas da fôrma. Ela não fica fininha não. É mais grossa mesmo. Não torçe o nariz, porque vai ficar uma delícia. Depois de aberta, precione a superfície com as pontas dos dedos (fazendo covinhas), regue com azeite e pouvilhe o sal grosso.
DICA: Dá próxima vez que eu fizer esta receita, não vou usar o sal grosso, pois achei que os cristais do sal, salgou um pouco depois de pronto. Meu marido me deu uma dica, salpicar orégano dependendo do recheio... vou aplicar na próxima vez!

Pra não ter erro, aí vai a receita completa. O recheio fica a seu critério e você pode variar bastante. Vou colocar aqui os ingredientes que usei para o meu recheio escolhido (ou para o que tinha na geladeira... hehe...)

Ingredientes (receita para 1 tabuleiro grande de pizza)
Receita básica de focaccia
- 15gr de fermento biológico fresco
ou 7,5gr de fermento biológico seco instantâneo
- 2 1/2 xícaras de farinha de trigo
- 1 colher de chá de açúcar
- 200ml de água morna
- 1 colher de chá de sal refinado
- 6 colheres de sopa de azeite extra-virgem
- 1 colher de chá de sal grosso (à gosto)

Preparo
Fermento: junte numa vasilha o fermento, 6 colheres de água morna e o açúcar. Mexa até dissolver o fermento. Deixe descansar por 10 minutos.
Massa: numa outra vasilha maior junte a farinha e o sal refinado. Faça uma cavidade no meio e derrame a mistura do fermento, o restante da água e o azeite. Com uma colher misture tudo. Numa superfície limpa, salpique um pouco de farinha, transfira a massa e comece a amassar, flexionando os pulsos e empurrando a massa, repetidas vezes, até a massa começar a desgrudar das mãos. Vá salpicando farinha se necessário (eu fiz isso). Coloque a massa numa vasilha grande e limpa e cubra com um pano também limpo. Deixe descansar por +ou- 1h30minutos. Quando a massa crescer (demonstração na foto acima) ligue o forno. Volte a massa para a superfície e sove por mais 1 minuto. Unte um tabuleiro com óleo, coloque a massa no meio e vá abrindo com as mãos. Faça covinhas com os dedos, regue com azeite e salpique o sal grosso (à gosto).

Recheio
- 1/2 calabresa fatiada bem fininha
- 1 tomate picado em rodelas bem fininho
- manjericão
- pimentão amarelo
- alho poró
- parmesão ralado na hora

Preparo
Disponha os ingredientes do recheio da forma que achar mais conveniente e leve ao forno. Vá observando até a borda da massa começar a dourar +ou- 30 minutos.

É isso! A massa realmente é muito saborosa. Eu, particularmente, achei mais saborosa do que a massa de pizza. O legal é que você tem uma infinidade de recheio. Do queijo, ao alecrim. Do doce, ao salgado. Do frango, ao atum. É só você usar o que mais combina com o seu paladar!

2 comentários:

Silvinha disse...

As fotos ficaram otimas, ilustraram bem o passo-a-passo. E parece deliciosa! Ainda mais com tantos sabores a testar!

Beijos

dani oliveira disse...

Legal né Silvinha. Acho interessante tirar mais fotos e não só do prato pronto, assim fica mais fácil das pessoas visualizarem e acompanharem a receita!