terça-feira, 21 de outubro de 2008

Coleta Seletiva: faça a sua parte!

Na sessão ECOLOGICAMENTE CORRETO de hoje, vou falar sobre mais uma prática minha - a coleta seletiva. Na minha casa eu tenho os 5 lixos coloridos para fazer a coleta, pois no meu condomínio, temos a coleta semanal, com os tambores grandes, que ficam do lado de fora. Se você não tem, pode ligar na Prefeitura e se informar sobre esta coleta. Aqui em Uberlândia, tem o caminhão que pode passar na sua casa toda semana. É só você agendar.

Mas Dani, aí na foto só tem 4 lixos?! É porque o quinto lixo é o cinza e fica dentro da cozinha, para coletar os orgânicos. Pra quem mora em Uberlândia, eu comprei estes lixinhos na Castro Naves e custaram R$13,90 na época, mas já fazem uns 2 anos. As etiquetas indicativas eu comprei na papelaria mesmo. Talvez você encontre o lixo já silkado. Eu sempre uso também, o saco de lixo reciclado, que é este saco preto aí da foto, já que não utilizo aquelas sacolinhas de supermercado, pois uso as eco-bags nas minhas compras.

Então, chega de dúvidas na hora de separar os materiais para a reciclagem. Se você faz a coleta ou quer embarcar nesta idéia, aqui vão algumas dicas para te ajudar:

- Duas lixeiras em casa dão conta do recado. Uma para recicláveis e outra para orgânicos.
- Separar os recicláveis é mais simples do que parece. Entram nesta lista os plásticos em geral, papéis, vidros e metais (latas de bebidas e alimentos). Atente-se para remover os restos de comida, com um guardanapo usado ou com uma colher. No caso dos vidros, evite quebrá-los, para não causar acidentes com os catadores.
- Nas cidades, o lixo orgânico representa 40 a 60% do total de resíduos. São restos de comida, folhas e podas de jardim. No Brasil 1/3 dos alimentos vai para o lixo, por isso, é preciso combatermos o despedício dentro de casa. Uma opção é termos uma composteira em casa, para transformar o lixo orgânico em composto e adubo para plantas. Ao contrário do que se parece, ele não causa mau cheiro e o lixo é decomposto em poucos dias. Eu já vou começar a procurar a minha.
- O óleo de cozinha jamais pode ser descartado na pia, pois 1 litro de óleo usado contamina até 20mil litros de água. Uma opção é fazer sabão ou se preferir, coloque num recipiente usado e doe para alguma entidade que recicle óleo.
- As lâmpadas incandescentes (as comuns) não oferecem riscos ambientais, mas as fluorescentes, tem mercúrio e merecem um tratamento mais cuidadoso. Por isso, o melhor a fazer é embalá-las num saco plástico e colocá-las no lixo orgânico.
- As pilhas e baterias devem ser levadas as lojas, pois lá, eles tem um recipiente próprio para fazer a coleta, pois elas contêm metais perigosos.
- O isopor, dirferentemente do que se imagina, é reciclável e deve ser colocado juntamente com os plásticos. O EPS é o isopor mais rígido, encontrado nas embalagens de eletrônicos e eletrodomésticos. Já o XPS, menos resistente, é encontrado em copos e bandejas de alimentos.
- Restos de tinta, verniz, impermeabilizantes e resíduos de construção devem ser descartados em caçambas.
- Por mais que sua consciência esteja atenta para o problema do lixo, alguns materiais não devem ser colocados entre os recicláveis e sim acrescentados ao lixo orgânico. No grupo dos papéis não é possível reciclar celofane, fotografias, fitas e etiquetas adesivas, papel-carbono, papel vegetal, papel para fax e papéis encerados ou plastificados, além de papel higiênico, guardanapos e papéis muito engordurados. Já entre os plásticos, poucos ficam de fora e são eles: as embalagens plásticas metalizadas (de salgadinhos e biscoitos) e os plásticos chamados termofixos, usados na fabricação de alguns computadores, telefones e eletrodomésticos.
- Na família dos metais, quase tudo é reciclado, exceto as esponjas de aço, tachinhas, clipes, grampos, pregos e canos.
- Só mais um detalhe: alguns materiais vão para o lixo orgânico, como pudemos perceber, mas se na sua casa tiver um composteira, separe estes materiais em um saco.

Fonte: Revista Casa Cláudia - Outubro/2008

Seja consciente e embarque nestas grandes idéia, pois pequenas atitudes suas podem fazer a diferença para construirmos um mundo melhor para os nossos filhos... pense nisto!!!

12 comentários:

Unknown disse...

Dani,
adorei o post.
Aqui em casa minha mãe sempre foi atenta a essas coisas, mesmo sem as latas separadas. O óleo velho é usado pra fazer sabão (em barra e líquido) por uma vizinha, bem mais barato e melhor.
Os reciclados são recolhidos semanalmente pelo Sr Edmundo, um morador do bairro que vive da venda destes produtos.
Ahm, outra dica boa é que nas lojas onde compramos as lâmpadas fluorescentes podemos deixar (devolver) as lâmpadas queimadas que eles tem para onde mandar. Isso funciona também com pilhas e baterias.

Acho que todos temos um jeitinho de fazer nossa parte e ter um mundo melhor para nossos filhos... né?!
Beijos
Elô

Dani Oliveira disse...

É isso mesmo Elô. A gente recicla, ajuda os outros e ajuda o mundo. Parabéns para a Dona Cora... rsrs!
Beijo grande =)

Camila Navarro disse...

Oi, Dani! Moro em Uberlândia também e nunca ouvi falar da coleta seletiva da prefeitura. O que eu faço é descer o lixo reciclável nos dias em que o lixeiro não passa, assim sempre dá tempo dos catadores pegarem.

Adorei seus tambores, mas moro em apartamento, aí já viu...

Um abraço!

Gourmandisebrasil disse...

Em casa, nós separamos tudo direitinho há 4 anos. Fico impressionada com a quantidade de lixo reclicado que junto por semana - quase uma saco de 20 litros de plástico e outro igual de papel. Os de alumínio e de vidro são menores.
bjo,
Nina.

Eli disse...

Aqui no meu prédio também tem coleta de lixo seletiva. Com a graninha que ganhamos fazemos festinhas para adultos e crianças. O lixo orgânico eu uso um aparelhinho que fica na pia da cozinha e lá ele moe todo o lixo orgânico e leva embora. E também não trago mais sacolinhos plásticas dos supermercados para casa. O óleo usado eu levo até o pao de açúcar. Muito legal seu post.

www.saboresdalica.blogspot.com

Luciana Macêdo disse...

É Dani precisamos colaborar com a mãe natureza,ela sozinha não esta dando conta destes seus filhos tão sem educação. Aqui no prédio onde moro a orientação é para separar o lixo orgânico. Na lixeira temos dois depósitos para colocarmos os sacos com o lixo, um orgânico e outro para os demais. Uma seleção mais minuciosa fica por conta de cada morador. Precisa melhorar, mas já é alguma coisa.
Bjs!

Dani Oliveira disse...

É isso mesmo meninas!
Vamos fazer a nossa parte. Se cada um fizer um pouquinho, como nós estamos fazendo, alguma diferença vai fazer, vocês não acham?!

Agdah disse...

O que é "silkado"???

Marcia disse...

Aqui em Rifaina estou sempre insistindo com o Sr Prefeito para que, pelo menos, escreva RECICLÁVEL e ORGÂNICO nas caçambas que ficam em alguns pontos da cidade para as pessoas que moram onde não há coleta (maioria em Rifaina são as casa de fim de semana na beira do lago). Já fotografei o lixo jogado para fora quando os catadores têm que entrar nas caçambas onde tudo está misturado para catar o reciclável. Aqui em casa separo tudo, coloco em sacos separados, mas chega lá está aquele mix. Mas vou continuar, água mole em pedra dura. . .
Muito bom seu post. Abraços

Andréa Almeida disse...

Nossa, ótimo!! Precisamos mesmo fazer a nossa parte. Algo interessante tb, seria adotarmos uma bolsa de tecido para as compras de supermercado... Assim, evitaríamos tantas sacolas plásticas (A China proibio), que é uma ameaça ao meio ambiente. Bjss

Vivian disse...

Dani, excelente o post de esclarecimento. Aqui em casa separamos e lavamos td!! A escola da Kiara se encarrega da reciclagem, levo toda semana sacolas cheias de lixo limpinho !!!
bj

Dani Oliveira disse...

Agdá... já nos falamos sobre o silkado... rsrsrsrsrsrs...

Marcia, te desejo sorte e força com o prefeito daí. Uma hora você consegue!

Andréa, eu já uso as eco-bags há um tempo. é uma excelente idéia. Tem um post no blog sobre elas, olha lá: http://cozinhatravessa.blogspot.com/2008/08/eco-bags-ecologicamente-corretas.html

Vivian, a idéia da escola fazer a reciclagem é tudo de bom. Além de ajudar a cidade, ensina a garotada desde cedo.

Meninas... obrigada pelas visitas e pelos comentários... sempre!!!
Adoro vocês =)