quinta-feira, 9 de outubro de 2008

Lasanha Bolonhesa

Atendendo a pedidos, fotografei a última lasanha que fiz. Um prato muito simples, mas que as vezes muita gente tem dúvida da sua simplicidade. Como sou só eu meu marido, sempre que faço lasanha, já faço duas de uma vez. Uma pra comer na hora e outra pra ficar de step no congelador. Eu coloco naqueles marinex com tampa, assim fica fácil de armazenar. Mas antes de passar a receita, vou dar uma dica legal, pra quem não tem tempo, nem paciência de fazer o molho tradicional italiano. A Knorr lançou uma linha gourmet de molho peneirado, o Pomarola Mais, com toque de azeite extra virgem e manjericão fresco. Comprei para experimentar e gostei muito. No dia da compra vi também o com toque de azeite extra virgem e ervas finas. Vale apena ter em casa, para uma emergência... rsrsrsrsrs...

Uso sempre uma massa pronta, que já é pré-cozida. A marca que compro e gosto muito é a da Petbom. Aquelas que tinham antigamente, que a gente tinha que cozinhar e virava uma meleca eram um saco e as frescas são bem mais caras e tem a validade reduzida. Esta é uma ótima opção e fica bem fininha quando está pronta. Veja o aspecto dela, chega a ser transparente.

E pra não desagradar o maridão, o molho é sempre bolonhesa, o seu preferido. O segredo do molho bolonhesa, segundo o chef Fábio Tomiyama (com quem fiz um curso de culinária há alguns anos atrás) é você cozinhar a carne e deixar ela corar bem, até grudar um pouco na panela, só depois que você acrescenta o molho o dá o tempero final. Então, vamos a minha receita de lasanha à bolonhesa.

Ingredientes (esta receita dá para 2 lasanhas pequenas, de 4 pedaços cada)
- 500gramas de queijo mussarela fatiado
- 300gramas de peito de peru fatiado (opcional)
- 1 pacote de massa para lasanha pré-cozida (marca PetBom)
- 1/2kg de carne moída (sempre compro patinho para carne moída)
- 1 caixinha de molho de tomate
- molho branco de sua preferência (você pode fazer ou comprar pronto)
- azeite extra-virgem
- cebola e alho
- sal
- folhas de louro
- orégano desigradato (opcional)

Preparo
Pique a cebola e o alho, coloque um pouco de azeite na panela e deixe dourar. Acrescente a carne moída e mexa de vez enquando. Deixe a carne cozinhar bem até começar a fritar e grudar. Depois coloque o molho, acerte o sal, mas não coloque muito porque ainda vamos acrescentar a mussarela e o orégano. Se necessário acrescente um pouco de água filtrada. Jogue umas 6 folhas de louro, tampe e deixe refogar. D
esligue o fogo e reserve. Se você gosta da lasanha mais molhada, deixe o molho com mais água, se você gosta dela mais seca, deixe o molho mais denso.

Agora começa a montagem, mas antes pré-aqueça o forno à 180 graus. Para uma lasanha só, faça num marinex grande, para duas lasanhas, divida os ingredientes. Coloque o molho primeiro, depois forre com uma camada de massa. Cubra com a mussarela, o peito de peru, uma camada de molho branco e outra do molho bolonhesa. Comece o processo novamente, até a última camada ser de massa. Cubra com molho bolonhesa, salpique queijo parmesão ralado, um pouco de oregáno e cubra com papel alumínio. Leve ao forno e deixe por +ou- 30 minutos. Retire o papel alumínio e deixe por mais 20 minutos. Vá observando, pois vai depender muito do desempenho do seu forno. Pronto. Agora é só servir e se deliciar!

5 comentários:

Elvira disse...

Um clássico sempre apreciado na minha casa também.

Essa sua lasanha ficou com um aspecto fantástico. :-)

Beijos.

Wservir disse...

Boa tarde,

O seu blog / Site chamou a atenção dos nossos colaboradores pela qualidade das suas receitas.

Ficaríamos muito gratos se você regista-se o seu site / blog no Ptitchef.com.

Ptitchef é um diretório com as melhores referências de sites de cozinha na web. Centenas de blogs espalhados pelo mundo já estão registados, aproveite para conhecer o site Ptitchef.(www.ptitchef.com ou http://pt.petitchef.com)


Para se inscrever no Petitchef clique aquí http://pt.petitchef.com/?obj=front&action=site_ajout_form ou no link http://pt.petitchef.com e clique em "Adicionar o seu blog-site" sobre a barra laranja.


Atentamente,

Octávio
Ptitchef.como

Cozinha de Madame disse...

Nossa ficou linda!! Minha especialidade é lasanha Bolonhesa tb com molho branco e um bacalhau delicioso, devo postar a receita deste em breve! Bjs

Andréa Almeida disse...

Oi Dani! Passei pra avisar que mudei o endereço do Blog http://mariaembonecada.blogspot.com
Vi que vc adicionou o anterior, peço que exclua este e adicione o novo. Brigadão!! Bjsss

Eli disse...

Aqui o meu eleitorado adora lasanha e assim com bastante molho, está um verdadeiro pecado a sua!!

www.saboresdalica.blogspot.com