quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Mousse de Gorgonzola

Navegando pelas minhas cozinhas favoritas, achei uma receita no Blog SABORES DA LICA que me chamou a atenção. Uma mousse de Gorgonzola. A Lica é uma goiana que mora em terras paulistas e o blog dela tem receitas bem interessantes. Vale a pena conferir. E não posso deixar de citar a minha chará e amiga cozinheira Dani do CASA DE FARINHA, que foi de onde a Lica pegou a receita. Blog que também adoro.

A receita original pedia 300 gramas de gorgonzola, mas eu só tinha um pedaçinho de 140 gramas e foi esse tanto mesmo que usei... rsrsrsrsrs... o resultado foi ótimo. Ele é super simples de fazer e vai dar um ar requintado nos seus petiscos no próximo jantar que você fizer. É uma boa pedida para um churrasco também, antes da carninha ficar pronta, conforme dica da Lica.

Ingredientes
- 1 xícara de chá de água
- 1/2 cubo de caldo de galinha (mais eu usei o cubo inteiro)
- 1 pacote de gelatina sem sabor
- 300 g de queijo gorgonzola (eu usei um pedaço de 140 gramas)
- 1 caixinha de creme de leite
- 1/4 de uma cebola grande (ou metade de 1 cebola pequena)
- Salsa e cebolinha

Preparo
Dissolva a gelatina em meia xícara de água fervente, dê uma hidratar primeiro na água fria e depois leve ao microondas. O restante da água é para dissolver o caldo de galinha. Depois bata no liquidificador o queijo, a gelatina (já dissolvida), o caldo de galinha (também já dissolvido), a cebola, o creme de leite e a salsa e cebolinha picadinhos, até que fique tudo bem misturado. Coloque numa taça ou em tigelinhas pequenas. Unte levemente antes com azeite e leve para gelar. Desenforme antes de servir. Para que o meu mousse desenformasse perfeitamente, como ficou na foto, eu esquentei uma água, coloquei numa bacia pequena e deixei a tigela com o mousse por alguns segundos, depois foi só colocar num prato bonito, virar e limpar com o guardanapo o que havia escorrido. Decorei com salsinha e um ramo de alecrim e servi com torradas. Você pode servir também com bolachas levemente salgadas.

4 comentários:

Andréa Almeida disse...

Eu tinha visto mesmo essa receita, até copiei. Meu marido tem um amigo que adooooooooooora gorgonzola (nós tb) e sempre que vem na minha casa não pode faltar rsrs. Estou guardando esta surpresinha pra ele. Bjss

Eli disse...

Aí hoje ninguém me aguenta, eu estou assim explodindo de alegria de ver uma dica minha postada aqui, e ainda que retirei de outro blog que também é luxo assim como sua cozinha. Muito obrigada pelo carinho!
A foto ficou linda, linda!!

www.saboresdalica.blogspot.com

Unknown disse...

Ficou lindo querida!
Essas meninas blogueiras mandam mto bem né?!
Virando o mês vou pegar alguma receitinha de algum blog para testar, eu adorooo.
Bjs

Anônimo disse...

Que lindo! Ficou super amoreco o musse! Parabéns