quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Panqueca ou Massa Frita?

A panqueca é um tipo de massa frita, feita basicamente com ovos, farinha e leite. Existem muitas variações regionais de panquecas, algumas contendo fermento em pó ou outros ingredientes. Muitas amigas me pedem a minha receita de panqueca, então atendendo aos pedidos, fotografei a panqueca que fiz neste último final de semana. Ficou deliciosa... a Nívea e o Luíz que o digam!!!


Ingredientes (a receita dá uma média de 6 a 7 panquecas)
- 2 ovos
- 3 colheres cheias de farinha de trigo
- 1 copo de leite (200ml)

Preparo
Bata todos os ingredientes no liquidificador. A massa vai ficar bem líquida e toda cheia de bolinhas de ar. Não é necessário colocar sal, pois se for preparar um recheio salgado, corremos o risco de ficar exegarado. Para fazermos a panqueca é muito simples e sem pânico... rsrsrsrs... Numa frigideira antiaderente, coloque um fio de óleo ou azeite e espalhe. Despeje um pouquinho do líquido no meio da frigideira e mova a mesma, para que o líquido espalhe sobre toda a superfície, fazendo o formato da panqueca.

No começo, a massa vai ficar grudada, mas após alguns segundos ela começará a desgrudar. Com a ajuda de uma espátula, vá soltando as bordas e olhe, se estiver no ponto, vire a panqueca com cuidado para que ela asse do outro lado.

Disponha as massas num prato grande. Primeiro, faça todas as massas, só depois começe a recheá-las. Quando estiver fazendo as panquecas, não descuide, pois é muito rápido e elas podem queimar.

O recheio, como sempre é uma festa e você precisa usar a sua criatividade. Normalmente eu faço com frango desfiado, milho, palmito, mas esta aí eu fiz de carne moída, ervilha, palmito, azeitona verde e molho de tomate. Refogue a carne moída com oléo, cebola e alho. Deixe refogar bem. Depois acrescente os outros ingredientes, acerte o sal e tampe, deixando por mais uns cinco minutos no fogo.

Agora é hora de rechear. Disponha o recheio na panqueca conforme a foto abaixo (coloque mais para a beirada do que para o meio). Salpique queijo ralado. Pode ser o parmesão ou outro queijo que você tiver. Se preferir a mussarela fatiada, pique-a antes para facilitar a montagem. Depois é só enrolar e colocá-las num refratário, pois precisamos levá-las ao fogo para gratinar. Colocadas todas as panquecas no refratário, espalhe um molho de sua preferência, pode ser molho branco ou vermelho. Eu usei o branco. Rale mais queijo por cima, salpique salsinha desidratada ou orégano e leve ao forno por uns 20 minutos para gratinar.

Pronto, agora é só servir e se deliciar.
Em breve colocarei a minha receita de American Pancakes para o café-da-manhã. A receita é a mesma, só muda a montagem e o recheio.

10 comentários:

Anônimo disse...

Dani, está receita ficou realmente uma delícia. Eu e minha família estamos à disposição para a aprovação de muitas outras...rsrsr

Michele disse...

Dani, adorei receber a receitas da Panqueca. Deu água na boca! Vou fazer no final de semana e te conto o resultado rsrsrs !!! beijos.

Glau disse...

Dani, a carinha da panqueca ficou ótima! O queijinho derretido.. hummm

bjos querida, glau

Eli disse...

Sabe que agora me lembrei que tem mais de um mês que não como panquecas, que delícia ficou as suas com esse molho!!

www.saboresdalica.blogspot.com

Anônimo disse...

Olá Dani,
esta receita deu-me saudades. Eu à vezes faço, mas doces, com canela e açucar, ou mel ou alguma compota.
Muito boas.
adoro.Em Portugal chamamos estas panquecas finas de crepes. Só as típicas americanas é que são panquecas.
Susana

Natália Eleutério disse...

Uma verdadeira delícia, eu também costumo fazer, mas como dá um pouco de trabalho até tenho esquecido, quando faço duplico a receita e congelo, bjs

Anônimo disse...

Que receita deliciosa, parabéns.
Abraços

Dani Oliveira disse...

Meninas... obrigada pelos comentários!

Susana, valeu pela dica: panquecas x crepes. A receita de crepe que eu tenho é diferente e precisa ficar bem mais fininha.

Beijos pra todas =)

Unknown disse...

Dani, fiz sua receita esse FDS...
Nossa que desespero a primeira massa que eu coloquei na frigideira, fiquei com medo de não desgrudar, daí tentei tirar e ficou totalmente desforme... rsrs..
Mas as últimas estavam quase profissionais (se olhassemos com um pouqinho de boa vontade..rsrs), mas ficou muito boa, adorei!!

No próximo FDS vou fazer panqueca com Nutella, aquela que você mostrou.. depois escrevo aqui para dizer como foi..
Meu caderno de receitas está mais "recheado" depois que eu conheci o seu blog!!
Tks!!

Bjus...

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.