segunda-feira, 21 de julho de 2008

Figos frescos, recheados com ricota temperada

Uma gourmet que se prese, tem é que inventar e impresionar os convidados. Jantarzinho de sábado, na casa de uns amigos (aliás amissísimos: Branquinho e Isma) fui eu lavorar na cozinha, mas antes disto minha saga mensal ao supermercado me fez encontrar figos frescos, líndíssimos, enormes e suculentos... adicionei ao carrinho de compras é claro.

Fiz um macarrão nada convencional, que vou postar a receita ainda esta semana, mas aqui vai o espetáculo de sabor que ficaram as entradas da noite.
Entrada 1) Figo fresco, recheado de ricota temperada com tomilho, também fresco.

Ingredientes (receita p/ 6 pessoas)
- 3 figos frescos grandes
- 100gr de ricota fresca
- sal
- azeite
- tomilho fresco
- semente de papoula

Preparo
Lave bem os figos, mas com muito cuidado, pois eles são delicados. Retire bem o caule, pois ele solta um leite. Parta ao meio, esbulalhe ele um pouco para adicionarmos a ricota no meio. Numa outra vasinha desmanche a ricota (com as mãos mesmo), tempere com um pouco de azeite, sal e jogue as folhilhas de tominho. Misture bem e coloque uma colher em cima do figo. Jogue sementes de papoula para decorar. A minhoquinha eu fiz com mostarda escura.

Entrada 2) Canapés ao forno com molho de iogurte e casca de limão.
Ficaram com um sabor divino. Olha aí a receita:

Ingredientes
- 2 pães bengala pequenos
- mussarela
- peito de peru
- maionese de iogurte
- casca de limão
- mostarda escura
- gergelim
- azeite

Preparo
Corte o pão em diagonal com uns 3cm de espessura. Regue-os com azeite e disponha numa fôrma. Coloque pedaçinhos de mussarela e peito de peru e prenda com um palito. Numa vasilha separada, misture a maionese de iogurte, a mostarda e a casca de limão (essa casca de limão comprei no Mercado Municipal de São Paulo, ela é desidratada). Misture e coloque um colherzinha em cima do pão. Espalhe sementes de gergelim por cima, regue com mais um pouco de azeite e leve ao forno pré-aquecido, até o patezinho começar a ficar verde e o queijo derreter.

Eu servi as duas entradas no mesmo pratinho (pratinho de sobremesa), sendo meio figo e dois canapés para cada pessoa. Adivinha se o pessoal gostou?!

Nenhum comentário: