sexta-feira, 8 de agosto de 2008

Eco-bags "Ecologicamente corretas"

Já fazem uns 4 meses, que resolvi aplicar mais uma atitude ecológica no meu dia a dia. As sacolas retornáveis ou eco-bags... como você preferir. Eu faço compras (normalmente) uma vez por mês e já estava cansada daquele tanto de sacolinhas plásticas acumulando no meu puxa-saco. Eu não aproveito as sacolinhas para lixo, pois uso aqueles sacos de lixo recicláveis. Minha mãe então, me presenteou com as sacolas retornáveis, que como o próprio nome diz, são sacolas que você leva e elas voltam... hehehe... retornáveis... hehehe... igual a garrafa de vidro da Cola-Cola! Para o meu volume de compras eu tenho 3 destas (aí da foto) e 2 de lona que ganhei da Editora Abril.

O mais engraçado de tudo isso, é você ir ao supermercado e todo mundo ficar te olhando. Então, se você é muito tímido(a) é bom se preparar para a metralhadora de olhares desconfiados, alguns de aprovação... claro... mas a maioria desconfiados.
Quando comecei a usar as sacolas eu pensei: "-Eu sei que isto que estou fazendo é muito pouco, mas se cada um fizesse o mesmo, todos juntos poderemos fazer a diferença. Pelo menos fico mais tranquila, pois estou tentando fazer a minha parte."

Às vezes fico pensando como vai ser o mundo quando meus filhos tiverem a minha idade?!Acredito que tudo que fazemos de mal (e de bem também), um dia volta para nós. Hoje, pensar e agir ecologicamente é um dever de todo ser-humano. Pequenas atitudes, podem fazer a diferente amanhã. Separei algumas frases que fazem a gente pensar um pouco sobre nossas atitudes:

“Ilumine a sua casa sem desperdício. Evite acender lâmpadas em dias claros. Abra as janelas e aproveite ao máximo a luz do dia."
“Prefira produtos de empresas queadotam práticas ambientais corretas.”
“Use os dois lados de uma folha de papel e evite aprodução de resíduos, derrubada de árvores eainda economiza água.”
“Escove os dentes com a torneira fechada. Em um ano, só com esse pequeno gesto, você terá poupado quase 14 mil litros, correspondentes a um caminhão-pipa cheio de água.”
“Para produzir um quilo de papelsão necessários 540 litros de água.”
“Não deixe uma torneira pingando. Uma gota por segundo, em média, pode desperdiçar em um dia 46 litros de água.”
“Prefira produtos locais e da estação. O transporte de produtos vindos de longe aumenta muito a emissão de CO na atmosfera.”
"Não jogue no lixo o que pode ser doado: roupas, livros, móveis, brinquedos, etc. Doe para entidades beneficentes, brechós e sebos ou para alguém que possa usá-los.”
“Separe o lixo: orgânicos (alimentos), papéis,plásticos e metais. Depois compacte-o antes de jogá-lofora para que ocupe menos espaço.”
“Use o ar-condicionado com moderação.Deixe as janelas e portas dos ambientes refrigerados fechadase desligue o aparelho quando não houver ninguém.”
“Deixe o carro na garagem um dia na semana.Em um percurso diário de 20 quilômetros, cerca de 440 quilos de dióxidode carbono, principal causador do efeito estufa, deixarão de ser emitidos.”
“Evite usar aparelhos elétricos ou eletrônicosentre 18h e 21h, quando o consumo de energia elétrica é maior.”

Tente mudar suas atitudes... O PLANETA vai agradecer muito e tenho certeza de que VOCÊ vai se sentir melhor... as vezes a gente precisa de um empurrãozinho, então... COMEÇE HOJE... TENTE!!!

10 comentários:

Gourmandisebrasil disse...

Também prefiro carregar as minhas sacolinhas!
bjo,
Nina.

Dani Oliveira disse...

Oi Nina, obrigada pela visita!
Não conhecia o seu blog... adorei e já linkei!!! Legal esse lance das sacolas né. Tomará que a moda pegue! Beijo grande =)

Silvinha disse...

Essa moda das sacolinhas é de longa data aonde moro (Berlin), e é super normal as pessoas carregarem p/ todos os lados. Muitos homens as aproveitam como se fossem bolsas - mas não é p/ chamar de bolsa, que não é la muito masculino :D

X)

Dani Oliveira disse...

Oi Silvinha! Obrigada pela visita. Dei uma passada pelo seu blog também. Super legal! PARABÉNS!
Bom quanto as sacolas, agora que está pegando, aqui no Brasil (bom, pelo aqui na minha cidade) e tomará que a moda pegue mesmo.
Beijos pra você e uma excelente semana!!!

Natália Eleutério disse...

Parabéns pelo blog, conheci através do Cozinhas do Mundo, ;)

Dani Bros disse...

Adorei!! hahaha imagine eu aqui na Paraíba e o povo todo me olhando hihihi, é bom mudar a cabeça das pessoas daqui tbm.
Encontra para vender e vc sabe aonde?
bjks

Dani Oliveira disse...

Oi Dani... a idéia tem que pegar, acho que só depende da gente. Olha aqui em Uberlândia, eu comprei numa loja onde vende essas miudezas pra casa e cozinha. São tipo sacolas de feira. Procura aí!!!

Thess disse...

Dani, parabens por mais essa iniciativa e mais ainda, por postar essa ideia no seu blog. Eh isso ai, vamos fazer a nossa parte. Aqui em Londres, a sacolinha vem ganhando espaco a cada dia.

ivonia disse...

Bom demais!!!acho que falta mais divulgação na mídia sobre as eco-bags, afinal o povão só adere se massificarem comerciais, vc sabe né? bjus!!!Valei mesmo, é por aí que as pessoas vão se conscientizando.

Ivônia- sua vizinha.....

Anônimo disse...

Dani!
Passei por aqui, parabéns pelo blog e tbém por este post. Inté