terça-feira, 12 de agosto de 2008

Pra começar a semana sem culpa...

Acho que minha aula de pilates me inspira... rsrsrsr... mais uma segundona e chego em casa querendo uma coisinha light, até porque estamos numa dieta forçada pós-inverno... por que no inverno a gente dá uma inchadinha??? rsrsrsrs... bom, perguntei ao meu marido: "- Uma saladinha quente ou fria?" Eu adoro saladas (pode acreditar... rsrsrs) e mais ainda inventar saladas quentes. O quentinho dá mais "sustância", forra mais o estômago... ainda mais que tinha um buraco negro no meu, porque almocei só salada e carne. Abri a geladeira e separei o que tinha.

Lavei, piquei tudo e comecei. Os meus escolhidos: tomate cereja, broto de feijão (adoro a crocância do broto), agrião hidropônico (ultimamente estou gostando tanto de agrião), pimentão amarelo (pra quem torceu o nariz, o pimentão amarelo é super doce, a gente consegue comer sozinho do tanto que o sabor é adociacado), alho poró e cenoura. Pra incrementar, mais uma perguntinha para o meu marido: "- Sardinha, atum ou frango desfiado?". Resposta: sardinha. Abri um filé de sardinha ao molho de limão. Meu marido gosta do filé, porque não tem a espinha. Peguei o molho da sardinha e coloquei na frigideira (falando em frigideira, deixa eu falar um pouco da minha. Ela é uma frigideira alta, com tampa de vidro, 28cm de diâmetro e teflon Dupon... é um espetáculo. Faço tudo nela. Quero aos pouco trocar minhas panelas por todas desta linha, aos poucos porque a bichinha é cara). Bom, voltando... joguei na frigideira o molho da sardinha e acrescentei o tomate cereja, o pimentão, alho poró e a cenoura. Salpiquei uma pitada de sal e tandoori (já tinha falado desse tempero numa outra receita que fiz).

Depois, foi só acrescentar o broto, mexer um pouco e tampar. Você não pode deixar muito tempo, senão o broto perde toda a crocância dele e murcha. Aí, foi só montar o prato e se deliciar. Um morangão gigante (que ganhei do meu vizinho e amigo Wadson) pra decorar.

Ingredientes (para 2 pessoas)
- 1 cenoura
- 1/3 de um maço de agrião
- 1/2 pimentão amarelo
- 1 talo de alho poró
- 10 tomatinhos cereja
- 1 mãozada generosa de broto de feijão
- 1 lata de filé de sardinha ao molho de limão (marca Gomes da Costa)
- 2 morangões para decorar
- sal à gosto
- tandoori

Preparo
- Lave tudo e pique. Despeje o molho da sardinha numa frigideira ou panela e jogue o tomate, pimentão, cenoura e alho poró. Deixe afogar. Salpique uma pitada de sal e outra de tandoori. Mexa bem. Jogue o broto de feijão, mexa, tampe a panela e desligue o fogo (deixe tampado por uns 2 minutos). No prato, coloque um punhado de agrião e os legumes afogados. Um morango para decorar e os filés de sardinha disponha sobre os legumes. Pronto... é só servir!

4 comentários:

marcel gussoni disse...

uhnn, belas fotos, acho que vc achou o que procurava.. rsrs

bjos

Silvia Arruda disse...

O prato ficou lindo. Eu só trocaria a sardinha por atum! :D

Anônimo disse...

fiz a salada e ficou ótima, só que eu acrescentei umas folhas de repolho rasgada e ao invés da sardinha fiz um peixe gralhado. Ficou muito bom!!!!! Bjim

Dani Oliveira disse...

Que legal Carol! Fiquei muito feliz em saber que você está entrando no blog! Fique à vontade para se arriscar nas receitas e quando precisar de um "help" é só me ligar... hehehe... Bjs =)