quinta-feira, 14 de agosto de 2008

Seguindo a dieta numa semana de feriado... ahahaha... tá rindo de que?!

Semaninha light essa heim. Ontem preparamos um peixinho, só pra variar o cardápio. Temos um casal de GRANDES AMIGOS e ainda por cima vizinhos, que topam todas e estão em todas com a gente... hehehe... como diz a nossa outra amiga e também vizinha Lígia Inês: "- Vocês não tem fim não?" Bom, ultimamente você entrou pra esta turma dos "sem fim" né Lígia... hehehehe... Então, como estamos numa dieta forçada e nossos companheiros também, fizemos um filé de peixe ao forno, com um afogado de legumes (saladinha quente pra ficar melhor). Cada prato com o seu dono. Wadson fez o peixinho, Alcinete fez os legumes... e eu... ah, ontem eu só tirei as fotos e montei os pratos... hehehehe... e comi... claro!

Compramos o filé de peixe saint peter (é o filé de tilápia cordado mais fininho). Colocamos numa travessa, esprememos 2 limões, salpicamos um pouco de sal, azeite extra virgem, casca de limão e uma "pequena" pitada de pimenta do reino preta. Foi só deixar marinar por 20 minutos, tampando com o papel alumínio e depois mais 10 minutos aberto. Aí foi só levar ao forno por +ou- 30 minutos. Jogue uma colherada de alcaparras por cima. Os legumes foi idéia da Alcinete. Super simples e fácil de fazer. Pra não ter erro, aí vai a receita dos dois pratos.

Ingredientes (para 4 pessoas)
Peixe
- 4 filés de saint peter (tilápia)
- sal
- azeite de oliva extra vigem (de boa qualidade)
- casca de limão desidratada
- pimenta do reino preta moída
- 2 limões (usei o taiti)

Legumes
- 1 batata grande
- 1 beterraba grande
- 3 jilós
- 1 punhado de vagem
- 1 cenoura grande
- alho e cebola
- 2 colheres cheias de manteiga
- ervas desidratadas (se quiser podem ser fescas)

Preparo
Peixe
Coloque os filés numa travessa de vidro, esprema 2 limões, salpique sal à gosto, regue com azeite, espalhe casca de limão e uma pitada de pimenta do reino. Cubra com papel alumínio e deixe marinar (fora da geladeira) por 20 minutos. Depois, tampe e deixe descansar mais 10 minutos. Jogue um punhado de alcaparras por cima e leve ao forno pré-aquecido, por +ou- 30 minutos. A água vi secar e ele vai dar uma leve corada.

Legumes

Lave bem e pique todos os legumes em cubinhos. Na maioria das vezes não tiro as cascas dos legumes, só quando tem que tirar mesmo (sei que a Alcinete também não tira). Numa frigideira acrescente a manteiga, o alho e a cebola picadinhos. Depois acrescente os legumes, as ervas, acerte o sal e pronto.

Depois foi só montar o prato com um punhado de agrião e pronto. Um vinhosinho cai bem com esse prato. O feriado em questão, que mencionei no título é um feriado municipal onde comemoramos o Dia de Nossa Senhora da Abadia.

3 comentários:

Natália Eleutério disse...

O peixinho está divinal, aliás sou suspeita porque adoro peixe de qualquer jeito, bjs

Silvia Arruda disse...

Eu adorei este mix de legumes! :)

Iliane disse...

hummm..êsse peixe tá tudo de bom...amei..bjus