quinta-feira, 4 de setembro de 2008

Risoto de bacon com costela suína

Morar em condomínio é muito bom, uma experiência única, ainda mais quando você tem amigos especiais que topam tudo, independente do dia, da ocasião ou do humor. Quero aproveitar este post para dizer aos nossos amigos e vizinhos Wadson, Alcinete, Rodrigo e Lígia que gostamos (falo por mim e pelo meu marido) muito da companhia deles. Gostamos de todos os assuntos que conversamos e discutimos, de todas as risadas que damos, de todas as garrafas de vinho, cerveja, vodkas e chopp que tomamos e de todos os pratos que preparamos. Adoramos estar na casa de vocês e vocês na nossa. Quando a gente junta (coisa muito comum) vira uma coisa sem fim... rsrsrsrs. E não posso esquecer de citar a incomparável Melzinha, filha da Lígia e do Rodrigo (Meeeellância como diz o meu marido). Bom, mas chega de rasgação de seda e vamos a comida de fato. Este prato foi preparado pelo Rodrigo, mas eu ajudei a fazer o risoto, montei o prato e comi... rsrsrsrs...

Risoto de bacon
Ingredientes
- 1 colher de sopa de azeite
- 1 colher generosa de manteiga
- 2 cebolas bem batidinhas
- Sal a gosto
- 2 dentes de alho fatiados finamente
- 2 xícaras de chá de arroz para risoto (o mais conhecido é o Arbório)
- 100ml de vinho branco seco
- 200gramas de bacon ralado
- queijo parmesão ralado

Preparo
Etapa 1
Aqueça o caldo. Em uma outra panela aqueça o azeite. Adicione a cebola e o aipo com uma pitada de sal. Refogue por 3 minutos e quando os legumes estiverem tenros acrescente o alho fatiado e deixe por mais 2 minutos. A partir daí a receita pede a sua atenção total e você não deve se afastar da panela. Aumente o fogo e adicione o arroz e comece a fritá-lo. Mexa ele constantemente de forma a não queimá-lo, ele não deve ficar dourado. Depois de 2 ou 3 minutos diminua o fogo para médio e adicione o vinho branco sem parar de mexer. Ele vai chiar e deve misturar todos os ingredientes da panela, nesta etapa todo o álcool da bebida vai evaporar e nós vamos para a segunda etapa.

Etapa 2
Assim que o vinho for absorvido pelo arroz, acrescente a primeira concha (sopa) de caldo quente e uma pitada de sal (cuidado para não colocar muito sal, lembre-se que ao final você colocará também o queijo parmesão que já é salgado). Você agora não deve parar de mexer, não se esqueça de esfregar o fundo da panela deixando o fundo bem limpo para que o arroz não grude. Vá acrescentando mais caldo a medida que ele for evaporando, tome cuidado para que ele não fique com muito caldo e fique empapado demais. Essa etapa deve demorar uns 15 minutos. Experimente o arroz até que ele esteja no ponto. Ao aproximar-se desta etapa, reduza aos poucos a quantidade de líquido que vai acrescentando, de modo que quando ele estiver al dente, fique levemente úmido, mas sem caldo. Acrescente o caldo.

Etapa 3
Abaixe o fogo e adicione a manteiga e o parmesão e misture delicadamente, se quiser, guarde um pouco do queijo para salpicar na hora. Prove e corrija o sal. Passe para uma travessa e sirva imediatamente.

Dica do Rodrigo para fritar o bacon no microondas: forre um prato com papel toalha, pique o bacon em cubinhos e coloque sobre o papel, passe o mesmo papel por cima, fazendo um envelope. Tampe com aquelas tampas próprias para microondas. Coloque por uns 3 minutos e olha para ver se o bacon ficou ao seu gosto. Coloque mais 3 minutos se necessário e assim por diante.

Costela suína
Ingredientes
- 1 peça de costela suína temperada (ele usou a marca Pamplona)
- ervas à gosto
- pimenta do reino preta

Preparo
Num refratário forre com papel alumínio e coloque a carne no meio. Salpique as ervas e a pimenta do reino. Tampe com o papel alumínio e leve ao forno, por +ou- 1h30. Fatie e sirva junto com o risoto.

3 comentários:

BETO disse...

Daniele, ótima idéia de risotinho. Abraços.

Unknown disse...

Dani, comecei a acompanhar seu blog essa semana e já viciei!

Já tô me sentindo em casa... é que eu sou meio folgado mesmo!

Amei o risoto... e a dica pra fritar o bacon no microondas é sensacional, não?

Beijo, cherrie!

Leandro
www.cozinhapequena.com

Dani Oliveira disse...

Beto querido, obrigada pelas visitas... viu!!!

Leandro, já tenho a Cozinha Pequena linkada há um tempo. Visito sempre você e a Marcele. Sinta-se em casa mesmo, a Cozinha Travessa é pra isso... rsrsrsr... beijo grande!

Bom final de semana pra vocês dois =)