terça-feira, 30 de setembro de 2008

Tilápia grelhada com abobrinha salteada ao molho de maracujá e mel

O nome é comprimdo, mas o negócio ficou bom viu!!! Noite de sábado, nada pra fazer, fomos folear os livros de receita num motirão intenso. Nenhuma inspiração, apenas filés de tilápia no congelador a espera de uma idéia. Bom, mãos a obra né... coloquei a cachola pra funcionar. Foleando uma revista, vi uma foto de uma abobrinha em palitos. Shazan!!! Foi a deixa pra inventar um prato. Estava tão cansada, mas não poderia decepcionar meus leitores, afinal precisava de conteúdo para o blog esta semana... rsrsrsrs...

Piquei a abobrinha em palitinhos, mas antes lavei e demos uma leve raspada na casca (dica do Dr. Rodrigo, pra poder sair aquela baba que fica na casca). Pra acompanhar, um filé de tilápia grelhado e um espaguette ao molho branco. Eu detesto fazer molho, então coloquei a minha amiga e vizinha Lígia Inês para lavorar na cozinha. Enquanto cozinhava e bebiamos vinho, fizemos um intercâmbio via Skype com o nosso amigo desgarrado Wadson, que está no Rio de Janeiro fazendo um curso. Então, aí vão as receitas para não ter erro. As receitas foram para 5 pessoas.

Abobrinha ao molho de maracujá e mel
Ingredientes
- 1 abobrinha grande
- 2 colheres de mel
- 100ml de suco de maracujá (pode ser o Maguary ou 1 maracujá mesmo)
- azeite extra virgem
- 1 colher cheia de alho picadinho
- sal


Preparo
Numa frigeideira grande cubra o fundo com azeite e refogue o alho. Jogue a abobrinha picadinha em palito e mexa. Coloque o suco de maracujá e o mel. Mexa e adicione o sal. Experimente para ver se está bom.

Filé de Tilápia
- 1kg de filé de tilápia
- 2 limões pequenos (taiti)
- pimenta do reino à gosto
- sal

Preparo
Num refratário coloque os filés de tilápia, tempere com sal, exprema o limão e salpique um pouquinho de pimenta-do-reino branca. Cubra com papel alumínio e deixe descansar por 20 minutos. Polvilhe um pouco de farinha de trigo sobre cada filé, para que o mesmo não desmanche, na hora de grelhar. Numa frigideira grande unte com um pouco de óleo e vá grelhando os filés aos poucos. Reserve.

Espaguete ao molho branco
Ingredientes
- 3/4 de um pacote de espaguete de boa qualidade
Para o molho branco (Receita da Lígia Inês)
- 400ml de leite integral
- 2 colheres rasas de sopa de farinha de trigo
- 1 cebola pequena
- 2 colheres de manteiga com sal
- sal à gosto
- nós moscada

Preparo
Cozinhe o espaguete de acordo com o modo indicado no pacote. Numa panela coloque a margarina e a cebola ralada. Deixe refogar um pouco e adicione300ml do leite e mexa sem parar. Dissolva a farinha de trigo no restante do leite e quando começar a ferver, adicione esta mistura. Mexa sem parar. Acerte o sal e rale nos moscada em cima. Quando começar a engrossar, desligue o fogo.

Para montar o prato misture o molho no espaguete e coloque um pouco. Do lado, coloque um filé de tilápia e jogue um punhado de abobrinha em cima, deixando o caldo escorrer sobre o peixe. Salpique salsa desidratada por cima e bom apetite!!!

2 comentários:

Anônimo disse...

Dani,
Pensando em todas as amigas que assim como nós fatalmente ganharam alguns kilinhos extras depois de casar e/ou depois de ter um blog culinário criamos o Rita Palita (http://ritapalita.blogspot.com), um blog de desafios dedicado a receitas saborosas porém SEMPRE leves.

Convidamos você a participar do nosso primeiro desafio!

Te esperamos por lá.
Bjkas
Glau, Renata e Rita Palita

Eli disse...

Dani tem abobrinha já me conquista de cara e seu prato está realmente encantador!