sábado, 25 de outubro de 2008

O melhor Chardonnay produzido por Viña Montes

Mais uma super dica do meu padrinho Cléssio Murilo dos Santos. O melhor Chardonnay produzido por Viña Montes, o Montes Alpha é complexo e cremoso, com um leve toque de madeira muito bem integrada e bastante finesse. Sem dúvida, um dos melhores Chardonnay da América do Sul. Se você quiser adiquir esta preciosidade, pode encontrá-lo no site da Mistral. Neste dia bebemos este vinho comendo este delicioso prato de camarão ao molho, também dica e "produção" do meu padrinho. Esse sabe do que é bom.

Características técnicas:
Produtor: Viña Montes
País: Chile
Região: Chile
Safra: 2006
Tipo: Branco Seco
Volume: 750 ml
Uva: Chardonnay
Vinhedos: Colheita manual nos famosos vinhedos do Vale de Casablanca, reputada por produzir os melhores vinhos brancos do Chile. Rendimentos reduzidos. Clima frio com neblinas matinais.Vinificação: As uvas são fermentadas em barrel de carvalho francês por 70% e 30% em cuba de aço inoxidável com três diferentes leveduras. A fermentação malolática ocorre somente para 40% do vinho. Uma leve filtração antes do engarrafamento.
Maturação: 80% do vinho amadurece em barricas de carvalho francês com as borras por um ano com um "Bâtonnage" por mês. 1/3 de barrica novas e 2/3 de segundo ou terceiro uso.
Temperatura de Serviço: 9 a 11ºC
Teor Alcoólico: 14,0% Vol.
Corpo: Encorpado
Sugestão de Guarda: de 5 até 10 anos
Combinações: Aves, peixe e frutos do mar com molho de manteiga, varios queijos. Vitela (blanquette de veau), coelho com mostarda.

4 comentários:

Anônimo disse...

Olá Dani, eu estava vendo a origem de algumas visitas no meu blog e vi que alguns vinham do Cozinha Travessa. Adorei teu blog e já o adicionei aos links do Cookies.

Unknown disse...

Dani,

eu acho o maximo entender de vinhos e saber aonde vai e com o que.
Adorei o seu post.
Bjs

BETO disse...

Oi Dani, obrigado por ter sentido minha falta e ter me mandado uma mensagem. Estou de volta e com receita nova, passe lá. Ah, não posso deixar de comentar... Que panqueca é essa??? Só de olhar deu água na boca, muito gostosa mesmo. Bjs.

marcel gussoni disse...

freguesa!

mais anda boa de copo hein!?!?! rrs

boa dica!