quarta-feira, 20 de agosto de 2008

Tomates recheados

Sempre quis fazer tomates recheados, mas nunca houve tempo... rsrsrs... sempre aparecia uma outra receita. Como precisava fazer um tira-gosto diferente (meio que disfarçado de entrada) resolvi fazer os tomatinhos lindos e vermelhinhos. É um prato muito simples e cai muito bem se você quiser impressionar, afinal, a beleza sempre põe a mesa... é claro que o sabor e a qualidade também importam, mas pra quem cozinha, o grande prazer é ver os convidados comendo com os olhos primeiro e depois da primeira garfada o tão esperado... huuuuuummmmmm... isso deixa cheio de orgulho qualquer cozinheiro.

Ingredientes (este dia fiz para 10 pessoas)
- tomates italianos (conte 1 tomate para cada convidado)
- 250gramas de ricota (de acordo com a quantidade de pessoas)
- tomilho fresco
- lemon&pepper (este é um outro tempero que comprei no Mercado Municipal de São Paulo, ele contém: sal, curcuma, óleo de soja, salica, alho, aroma de limão, pimenta preta e cebola)
- azeite extra-virgem
- queijo parmesão ralado (se você gosta de ter sempre um saquinho de queijo ralado em casa, compre um queijo de boa qualidade. Eu sempre compro o Fita Azul - da Vigor)
- manjericão
Importante: compre sempre azeite extra-virgem de boa qualidade, será um diferencial para o seu prato e para a sua saúde.

Preparo
Numa vasilha espedasse a ricota e coloque as folhinhas de tomilho e o lemon pepper. Num processador (eu uso o mini-processador pra não fazer muita sujeira) coloque esta mistura e regue com azeite. Processe tudo, volte para a vasilha, dê uma mexida e reserve. Lave bem os tomates corte a tampa e retire o recheio, deixando oco. Recheio os tomates com a ricota, coloque a tampa e prenda uma folhinha de manjericão com um palito de dente. Num refratário, forre ocm papel alumínio, disponha os tomates, regue com azeite e salpique queijo parmesão ralado. Leve ao forno por +ou- uns 20 minutos e sirva. Vai muito bem com uma carne.

Você pode fazer uma infinidade de recheios. Basta usar a criatividade!
Aqui vão algumas dicas pra te ajudar:
- ricota com peito de peru
- ricota com frango desfiado
- ricota com bacon
- ricota com atum
- ricota com ervas
- calabresa com mussarela ralada
- queijos diversos (tipo 4 queijos)
- legumes picadinhos
- patês diversos

3 comentários:

risonha disse...

nunca fiz tomates recheados, costumo é fazer pimentos.
mas agora abriste-me o apetite.

Dani Oliveira disse...

Oi Zezinha Risonha... hehehe... visitei o seu blog e vi que você postou uma beringela com legumes. Dá pra fazer com abobrinha também. O tomate ficou delicioso, vale experimentar a receita! Grande beijo e obrigada pela visita =)

Silvia Arruda disse...

Que delícia!! Adoro tomates recheados!! E as fotos ficaram bem bonitas!